Talles Magno Bacelar Martins é um futebolista brasileiro que atua como ponta-esquerda. Atualmente joga no Corinthians, emprestado pelo New York City. Possui apenas 22 anos e sua principal característica é o drible no curto espaço e foi peça fundamental para permanência do Corinthians em 2024 e a busca da Pré-libertadores em 2025

.Parece que a janela do Corinthians ainda da o que falar e isso certamente vai ficar na cabeça das pessoas durante muito tempo até o próximo campeonato surgir quem sabe possamos fazer diversas intermediações comparadas a ano passado e relacionando a esta nova temporada que começa do campeonato brasileiro 2025. Embora, tudo pareça um tanto quanto natural Talles Magno perdeu a titularidade no inicio deste ano , mas quem viu sua chegada no ano passado achou que 15 milhões em uma futura compra no final da temporada deste ano seria inevitável, agora com a redução de minutos fica claro que o objetivo é focar em decisões do paulista e se preparar para o restante da temporada que vai exigir bastante de cada atleta em campo.
Durante vários anos o Corinthians não teve um ponta extremo do lado esquerdo que valesse 15 milhões de euros e já estivesse pronto para atuar em campo, líder em dribles até na temporada anterior Wesley era quem mais se destacava em toco o quesito no quadro geral dos dados do campeonato brasileiro, em memoria seletiva recordo que pouco finalizava o que prejudicou bastante seu desempenho para render ao máximo
O mapa do jogo de Talles Magno
📊 Por que certos momentos e espaços do campo favorecem mais as jogadas do atacante?
Nosso foco hoje é entender como Talles Magno distribui suas ações ao longo do jogo e em quais regiões do campo ele tem mais impacto. A partir de um banco de dados detalhado, analisamos a frequência e a localização das suas jogadas para entender padrões e possíveis ajustes táticos.
📌 Metodologia
Os dados foram organizados considerando:
Intervalos de tempo do jogo: (0-20 min, 20-40 min, 40-60 min…)
Localização das jogadas em campo
Frequência de eventos e sua distribuição relativa
Coordenadas médias das jogadas (X e Y)

🔍 Principais Descobertas
✔ Talles Magno é mais ativo entre os 40 e 80 minutos de jogo.
Os intervalos de tempo (40-60 min) e (60-80 min) são onde ele mais participa das jogadas. Isso pode indicar maior desgaste da defesa adversária nesse período ou uma estratégia da equipe para explorá-lo melhor nessas fases do jogo.
✔ Setores do campo mais utilizados:
[0,20] metros: Mais de 21 eventos no intervalo de tempo (40-60 min), indicando forte presença no setor ofensivo.
(60,80] metros: Atuação significativa nessa região nos minutos finais, sugerindo uma mudança no posicionamento ao longo do jogo.
✔ Jogadas tendem a ocorrer entre as faixas intermediárias do campo.
A distribuição espacial das jogadas mostra que ele recebe mais bolas e conduz ações em setores onde pode criar maior impacto ofensivo.
🎯 Como esses dados podem ser usados?
📌 Melhoria na tomada de decisão tática: Saber quando e onde um jogador é mais ativo pode ajudar treinadores a potencializar seu uso dentro do jogo.
📌 Análise de performance: Entender se essa distribuição das jogadas se reflete em melhores chances criadas ou se há espaço para ajustes.

📊 Interpretação do Gráfico de Boxplot com Pontos (Jitter)
O gráfico que você gerou mostra a distribuição do comprimento dos passes por jogador. Vamos detalhar como interpretá-lo.
🔹 Elementos do Gráfico
Boxplot (geom_boxplot)
A caixa representa o intervalo interquartil (IQR), ou seja, do 1º quartil (Q1 – 25%) ao 3º quartil (Q3 – 75%).
A linha dentro da caixa representa a mediana (50% dos dados estão abaixo dela).
As linhas externas (whiskers) mostram a dispersão dos dados até 1.5x o IQR.
Valores fora desse intervalo são considerados outliers (se você não tivesse ocultado).
Pontos (geom_jitter)
Cada ponto representa um passe realizado pelo jogador.
Eles são espalhados horizontalmente (width = 0.2) para evitar sobreposição, mas mantêm a mesma posição no eixo Y.
A cor dos pontos representa o jogador, mantendo coerência com a cor do boxplot.
🔍 O Que Observar no Gráfico
Variação no comprimento dos passes
Se a caixa é larga, o jogador tem uma grande variação nos passes (curtos e longos).
Se a caixa é estreita, o jogador tende a dar passes de comprimento semelhante.
Mediana
Jogadores com a mediana mais alta fazem passes geralmente mais longos.
Jogadores com a mediana mais baixa realizam passes curtos.
Distribuição dos passes
Se há muitos pontos acima do boxplot, o jogador ocasionalmente dá passes muito longos.
Se há muitos pontos abaixo do boxplot, ele faz mais passes curtos.
Densidade de pontos no jitter
Se há muitos pontos aglomerados em um nível específico, significa que o jogador tem um padrão de passe bem definido.
Se os pontos estão bem espalhados, o jogador varia bastante no comprimento dos passes.
📌 Exemplo de Análise
Se um jogador tem um boxplot curto e muitos pontos no jitter bem próximos, ele provavelmente faz passes curtos e consistentes.
Se outro jogador tem um boxplot longo e muitos pontos espalhados, ele pode variar entre passes curtos e longos, indicando um estilo de jogo mais diversificado.
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