A ciência como a nova fronteira da cultura do futebol
Aldrei Peralta – Analista Senior no Campo Analítico
Estamos preocupados em estimular os profissionais a estudarem conceitos de Estatística Computacional e em consolidar essa cultura de dados dentro dos elencos de futebol. Se hoje sentimos que estamos sobrecarregando ou ‘forçando’ esses profissionais, é porque os tomadores de decisão não incentivam o desenvolvimento adequado. Isso se reflete na falta de remuneração compatível, na rejeição de estudos de caso baseados em necessidades reais ou no foco excessivo no imediatismo. Ao priorizar apenas o ‘agora’, ignora-se o planejamento de longo prazo, um problema relatado por inúmeros profissionais da área.
Em 2019, as áreas de estudo, de modo geral, não estavam acelerando seus processos; tudo era atribuído ao ‘susto’ ou à novidade, funcionando como uma reestruturação para entender o que era eficaz ou não. De fato, afirmar que se possui uma tecnologia é diferente de utilizá-la e maximizar sua coerência em relação à coleta de dados. Quando entendemos que existem 200 variáveis ou mais em diferentes APIs, a realidade muda. São pontos bem claros que, desde 2023, reforçam a crítica ao profissional cuja teoria é distante de sua competência de exploração — como, por exemplo, em zonas de conhecimento que qualquer curso básico deveria ensinar.

Naturalmente, a realidade não é essa, pois etapas óbvias são puladas. Hoje, os clubes sofrem com o excesso de informação: ter muitos dados não significa entender o jogo. O campo analítico resolve isso ao ensinar profissionais a filtrarem o que é ruído e o que é, de fato, relevante para ganhar jogos ou contratar melhor. Isso reflete a maneira como se integra teoria e prática ao transformar ideias em soluções dentro da linguagem de programação R.

ESTATÍSTICA COMPUTACIONAL APLICADA AO FUTEBOL é uma formação constante para analistas e entusiastas que visam se aprimorar com qualidade e robustez nos aspectos do futebol moderno.
Essa elucidação fica bem clara quando se vivencia o dia a dia de um clube dentro da Escola de Dados. Para a bibliografia, estudaremos estes dois livros em uma sequência prática e ideológica adequada à ciência no futebol, através da linguagem R.


Descubra mais sobre campoanalitico
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
