Parece que a chegada de Xabi Alonso desde o seu inicio perdendo para a equipe do PSG em uma goleada vergonhosa já deixou o elenco um tanto quanto irritado de suas escolhas, porém ali naquele momento se procurar entender que a temporada não havia começado e muito menos que o período de aceitação era maior pois 2025/2026 ainda estava para começar mas sabemos que isso é apenas um delírio coletivo de bons costumes e educação. Pois, por mais que Xabi seja a hierarquia ele facilmente pode ser demitido em caso de má conduta do elenco!

Com esse clima de velório para fechar a temporada cheia de lesões e mesmo com um gás novo se viu um verdadeiro estresse e frustrações por não ter ferramentas coerentes para solucionar, então o que era péssimo apenas ficou evidente. A temporada começa e ela chama novas perspectivas como titularidades e minutagem do que uma gestão eficiente não se deve fazer, em nova goleada sofrida Xabi vai para o vestiário com um empate diante do Atletico de Madrid e termina a partida tomou 3 gols no segundo tempo, parece que não subiu com suas características principais e o time sofre mais uma vez uma goleada histórica.

As ações do coletivo mostra que o que veria logo a seguir diante do clássico contra o Barcelona seria insustentável e uma reação do maior idolo do clube marcaria uma mudança de postura, aos 70 minutos vencendo por 1 gol de diferença Xabi achou de bom tom tirar Vinicius Jr do time surpreendendo a todos e chocando o brasileiro que saiu bravejando e xingando claramente em publico, consciente de seus atos se viu um jogador traído e ali foi a gota d’agua de um problema que quem cobre o clube sabe que iria acontecer, pois informações bastante claras diziam que haviam prometido 90 minutos para o jogador contra Juventus e Barcelona o que não aconteceu. Essa grande vaidade quase custou a vitória de um time de Flick bastante desfragmentado com muitas lesões e jogadores que não puderam jogar por inúmeros motivos.

Após o ocorrido se mostrou que algo mudou e chegamos ao ponto fundamental do nosso artigo a volta de Endrick após 167 dias sem atuar com a camisa Merengue, cumprimentado por Vini jr como uma especie de proteção o jogador de 19 anos entra para ser o protagonista dos 13 minutos em campo.

As bolas recuperadas da equipe do Real Madrid , mostra o dialogo da equipe que se empenha em controlar o jogo e obter a posse cada vez mais um jogo de postura que mudou antes essa partida poderia terminar com 1 gol de vantagem, desta vez se viu um time que criou consciência clara do que se tem que fazer com a bola e sem ela. A conversa no vestiário foi bem forte sobre sistemas não lineares e não achar que tudo pode acontecer só porque vai acontecer ou se apegar a soluções sem individualismo o que a equipe hoje vive bastante do trabalho progressivo e não do trabalho de seu técnico. Álvaro Carreras é o atleta que mais recuperou bolas dentro da compactação abstrata que ele e Vinicius jr sofreram a famosa saída do atacante que sofre lançamentos nas costas, hoje o brasileiro tem o melhor lateral esquerdo do mundo o que mostra e evidencia com clareza o papel de saída de bola.

Militão e Valverde foram os jogadores que obtiveram bolas no lado direito se provando mais uma vez verdadeiros recuperadores de bolas essa questão mostrou um controle de eficiência das principais medidas do modelo de jogo.

Para todas as ações que mais impactaram a partida foi vista a forma como o time conseguiu está em campo em todas as regiões e zonas dessa forma clara e objetiva o time não é mais apenas para o lado esquerdo hoje o time conseguiu distribuir e fazer com que todos os setores pudessem ser efetivos e as resoluções já no bloco alto conseguissem atuar com coerência.

E então finalizamos com a zona de quem mais pressiona durante 90 minutos com a camisa do Real Madrid, acredito que Camavinga vai ganhar mais minutos nos próximos jogos visto que seu papel é de muita eficiência.
Aprenda Estatística com quem sabe lidar com dados no Futebol.
Eficiência, leitura tática e controle total sobre os dados — o próximo passo do analista de desempenho moderno.
Desenvolva habilidades e competências para o dia a dia.
Descubra mais sobre campoanalitico
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.